Pontapé Inicial - Semana 1 - 10/09/2009

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Encontro 1 : "Internetando" e "Blogando" na sala de aula


Introdução

A Internet como estamos acostumados a ouvir é “a rede mundial de computadores”. De um lado ao outro do mundo, de um computador pessoal até computadores de grandes organizações as pessoas acessam inúmeras informações com um simples clique. No início éramos apenas usuários que tínhamos o benefício de navegarmos de um “link” ao outro.
Hoje 20 anos após o surgimento da Internet passamos a ser “Produtores” de conteúdo para publicação na rede.
Na Educação a Internet vem provocando inúmeras transformações, em especial, na relação professor-aluno e na metodologia de ensino. Com tais transformações iniciamos um processo reflexivo de preparação dos professores para uma melhor integração do computador ao processo pedagógico levando em consideração que o elemento chave desse processo é o “professor”.
O professor deixa de ser aquele individuo “que somente ensina” e passa a ser um aprendiz e um facilitador do processo de ensino-aprendizagem estimulando idéias, debatendo, conhecendo novos recursos e lendo o mundo dos alunos (além dos muros da escola, além do Currículo).
Na internet há vários recursos que possibilitam o professor atuar de uma maneira transformadora proporcionando ao aluno construir o conhecimento em um ambiente desafiador desenvolvendo assim a autonomia, a criticidade e a auto-estima do aluno.

Um desses recursos é o Blog:

- Weblog ou, simplesmente, blog, como é popularmente chamado, é um tipo especial de página publicada na rede mundial de computadores (web)

- Os weblogs são extremamente dinâmicos e mostram todo o conteúdo mais recente na primeira página, sob a forma de textos curtos, as postagens ou posts, dispostos em ordem cronológica reversa. Apresentam poucas subdivisões internas, quase sempre restritas a links para os arquivos, que guardam o conteúdo mais antigo, e para alguma página que descreve o site e seu autor. Apresentam, também uma quantidade grande de links (ligações) para outras páginas, geralmente outros weblogs.

- Podem ser criados, editados e publicados facilmente, com pouquíssimos conhecimentos técnicos. Na rede, disponíveis mediante um simples cadastro, encontram-se ferramentas, em versões gratuitas ou não, que realizam sua hospedagem e publicação.

Atividade de Apoio 1 - "Agora sou blogueiro e ninguém vai me segurar!"

Para o nosso curso, vamos ter que fazer um Blog. O site que utilizaremos é o Blogger (www.blogger.com/start). Mesmo que você já tenha um Blog, vai criar um novo para trabalhar neste curso.

Coloque como Título do seu Blog o seu nome. Por ex: Carlos Alves . Como endereço, a palavra que vai entre http:// e blogspot.com, escolha uma palavra composta por letras minúsculas e sem acentuação ou "ç", por exemplo: http://carlosalves.blogspot.com

Logo após criar seu Blog, poste nele uma apresentação pessoal. O título da postagem deverás ser: "Apresentando o Blogueiro" e divulgue seu endereço no
Comentário do Blog do Curso - Postagem : Pontapé Inicial - Semana 1 - 10/09/2009.

Atividade de Apoio 2 - "Navegar é preciso"

Após as reflexões da aula (Apresentação PPT, Vídeos etc.). Elabore um pequeno texto reflexivo levando em consideração a seguinte questão:

Como a Internet, pode interferir no processo ensino-aprendizagem?

Poste seu texto no Blog e coloque como Título da postagem "Navegando e Aprendendo"

Materiais de Apoio desta Semana


Vídeo: Como fazer um Blog
Vídeo: O Buraco no Muro

IMPORTANTE

Não esqueça: Na próxima semana...

Escolha o Caderno do Professor da sua disciplina
(série e bimestre de sua preferência mesmo)e traga para a aula.

Obrigada!

Referência teórica desta atividade: GUTIERREZ, Suzana. Mapeando caminhos de autoria e autonomia: a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de professores que cooperam em comunidades de pesquisadores. Porto Alegre: UFRGS, 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. 233p.

22 comentários:

Bruno 10 de setembro de 2009 às 17:20  

Olá Fabíola, aqui é o professor Bruno, e o endereço de meu blog é o seguinte:

http://blemidio.blogspot.com/

Rita Gomes Milagres 10 de setembro de 2009 às 17:28  

Olá, Fabíola. Agora sou blogueira. O meu endereço é ProfRitaGomes.blogspot.com
Até breve!!!!

Anônimo 10 de setembro de 2009 às 17:29  

Hi, Fabíola!
Este é o endereço de meu blog:

http://giselibrasil.blogspot.com/

Teacher Giseli

Raquel 10 de setembro de 2009 às 17:30  

Oi Fabíola!!! Visite meu Blog!! O endereço é : http://quel10.blogspot.com

Prof. Narita 10 de setembro de 2009 às 17:32  

Oi Fabíola, tudo bem?
O blog foi criado com sucesso.
carlosnarita.blogspot.com
Visite-me e faça comentários
Um abraço!

Cláudia 10 de setembro de 2009 às 17:33  

Fabíola, meu blog é embuscadoconhecimento.blogspot.com
Cláudia - História

Rogerio 10 de setembro de 2009 às 17:34  

Olá Fabíola, aqui é o professor Rogério da escola Esli Garcia. O endereço do meu blog é prof-roger-eugenio.blogspot.com
Visite, e deixe seus comentários.
Abraços para todos do Núcleo.

Andrea 10 de setembro de 2009 às 17:34  

Olá Fabíola, Já estou aqui!
Agora eu também sou uma blogueira!!!!!!
O meu endereço é ProfAndreaCampos.blogspot.com

Delventura 10 de setembro de 2009 às 17:39  

Buenas notes, Fábricia!
Será otimo blogar e aprender com você. meu endereço a seguir:
http://delventura.blogspot.com

10 de setembro de 2009.

Regina 10 de setembro de 2009 às 17:40  

reginadiniz.blogsspot.com

Olá, Fabiana,aqui é a professora
regina, e o meu endereço está acima.




10 de Setembro de 2009 21:40

helena 10 de setembro de 2009 às 17:40  

oi Fabíola,adorei a primeira aula,
é muito bom aprender,já tenho um blog e aqui vai o meu endereço.
vivendoeaprendendo.52.blogspot.com

Angela Maria 10 de setembro de 2009 às 17:42  

Oi Fabiola olha meu blog ai:
angelamariaprofessora.blogspot.com

LEITURA: O SAGRADO DO ESSENCIAL 10 de setembro de 2009 às 17:42  

Fabiola, aqui estou para que, não só possamos estreitar este vínculo afetivo que por hora se inicia, mas também que eu saia deste curso melhor equipada para enfrentar os desafios constantes dos avanços tecnológicos e educacionais.
Beijos
Este é meu blog, visite-me: piedade-teodoro.blogspot.com
Jacareí, 10 de setembro de 2009.

Oswaldo Mota 10 de setembro de 2009 às 17:44  

odespertarparaahistoria.blogspot.com/ Olá Fabíola! Já estou presente!!! Visite meu Blog e desperte para a História também!!! Abraços!!!

Cláudia 10 de setembro de 2009 às 17:47  

Helena
Descobrindo novas facetas da internet...

simone 10 de setembro de 2009 às 17:48  

http://simonemaximo-simone-simone

Fabíola,

Oi!Dei meu primeiro passo, criei meu prório blog! Ficarei feliz se você puder visitá-lo, meu endereço é http://simonemaximo-simone-simone

simone 10 de setembro de 2009 às 17:49  

Oi Fabiola! Visite meu blog : simone180863@gmail.com.br,abraço! Simone

Gildércio 10 de setembro de 2009 às 17:50  

gildrciodasneves.blogspot.com e este é o meu endereço do blog
fabiola falou...

glizelda alves 17 de setembro de 2009 às 14:40  

Fabíola;tudo bem? Estou enviando para você o endereço co meu blog:http://gdaalves.blogspot.com

Sonia 17 de setembro de 2009 às 14:44  

Oi Fabíola, o endereço do meu blog é soniaribeiro-sonia.blogspot.com

Anônimo 17 de setembro de 2009 às 14:49  

Olá, Fabíola
Tudo bem? Este é o meu blog: elisamurphy.blogspot.com

fernanda 17 de setembro de 2009 às 14:53  

Oi Fabiola,vou passar o endereço do meu blog.fernandacostaprof.blogsport.com/

Para descontrair...

Oração do Internauta


Satélite nosso que estais no céu
Acelerado seja o vosso link
Venha a nós o vosso hipertexto
Seja feita vossa conexão
Assim no real como no virtual
O download de cada dia nos dai hoje
Perdoai o café sobre o teclado
Assim como nós perdoamos aos nossos provedores
Não nos deixeis cair em conexão
E livrai-nos dos Vírus
Amém. (autor desconhecido)

Oração do Blogueiro

Google nosso que estás nas redes,
Clicado seja o vosso nome;
Venha a nós teus resultados,
Seja feita a tua pesquisa, tanto no IE quanto no Firefox;

O post nosso de cada dia nos dai hoje;
Linka-nos, assim como nós linkamos aos blogs esquecidos;
E não nos deixes entrar em spam,
mas livra-nos do Orkut.
[Porque teu é o domínio, a internet e a tecnologia. Amém.]

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO