Vamos enriquecer nossos blogs? Semana 3 - 24/09/2009
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Encontro 3: "Internetando" e "Blogando" na sala de aula
Atividade de Apoio 5 - Pensando na seção de links
Esta atividade faremos em duplas.
Sente com seu colega e pesquise inicialmente 06 sites que vocês acreditam serem indispensáveis para qualquer professor da Rede Pública Estadual e para o desenvolvimento das atividades dos Cadernos.
Anote tudo e sugiro que vocês utilizem o site de busca Google para uma pesquisa mais avançada.
Logo após faremos a inclusão nos blogs. Organizaremos as nossas seções de Links!
Atividade de Apoio 5 - Pensando na seção de links
Esta atividade faremos em duplas.
Sente com seu colega e pesquise inicialmente 06 sites que vocês acreditam serem indispensáveis para qualquer professor da Rede Pública Estadual e para o desenvolvimento das atividades dos Cadernos.
Anote tudo e sugiro que vocês utilizem o site de busca Google para uma pesquisa mais avançada.
Logo após faremos a inclusão nos blogs. Organizaremos as nossas seções de Links!
Link é o nome de um endereço da web. Clicando sobre ele, abrirá uma outra página, ou então mudará a que já estava.
Atividade de Apoio 6 - Devolutiva da Sondagem com os Alunos
Quais sites eles gostam de visitar frequentemente?
O que eles sabem sobre Blogs?
Quem tem um Blog?
Trazer o endereço do Blog
Poste a devolutiva no seu Blog com o Título da postagem: "Meus alunos e as novas tecnologias - Sondagem Inicial".
Se o seus alunos tiverem Blogs visite e comente e visite também os sites que eles indicaram.
Se lembrar...poste também o nome do aluno!
1 comentários:
As aulas de “Blogs Pedagógicos”, divididas em quatro temas: Internetando e blogando na sala de aula; Blogs e situações de aprendizagem; Hipertexto e gêneros digitais; e Blogando e aprendendo, iniciaram dia 10 de setembro de 2009 com a exposição objetivo do curso, dentre eles, principalmente, orientar o professor quanto à utilização dessa ferramenta para reforçar o conteúdo pedagógico transmitido em sala de aula. Quanto à justificativa, aproprio do dizer da Secretaria da Educação para reforçar a necessidade desse curso: “Nossos alunos têm amplo acesso à Internet nas salas de informática do Programa Acessa Escola. Por isso, temos que aproveitar este meio para oferecer tarefas complementares e recomendar sites que possam acrescentar à disciplina”, afirma o secretário Paulo Renato Souza.
Outra justificativa relevante que vale a pena destacar: “Na Educação a Internet vem provocando inúmeras transformações, em especial, na relação professor-aluno e na metodologia de ensino. Com tais transformações iniciamos um processo reflexivo de preparação dos professores para uma melhor integração do computador ao processo pedagógico levando em consideração que o elemento chave desse processo é o ‘professor’.”; por isso a importância do curso.
Nesse mesmo dia, sobre a orientação da professora Fabiola, se criou um blog pelo qual houve uma apresentação pessoal. Nas duas semanas que se seguiram, além da pesquisa sobre sites indispensáveis para o professor, o mais importante foi adequar uma das propostas de trabalho do “Caderno do aluno”, explorando a Internet. Outra atividade que vale nota foram as orientações de como se postar imagens e listas, no caso, de livros e filmes que a pena o contato.
Para concluir: “Práticas como essa, do uso blog em aulas de redação, levam ao desenvolvimento da independência, da autonomia e também ao desenvolvimento da capacidade argumentativa dos alunos, já que os autores do blog precisam envolver e convencer outras pessoas sobre seus pontos de vista. [...] observou a importância de se explorar o letramento digital na sala de aula para atender as necessidades sociais, interativas e cognitivas do aluno.” É por conta do exposto que o curso se reveste de importância, e com a batuta de Fabiola, ele tende a ser cada vez mais produtivo e enriquecedor.
Postar um comentário